VENDEDORES EM EXTINÇÃO!? Você já pensou como seria o mundo sem vendedores!?
17/09/2012 14:09:53

Muitas pesquisas e especialistas apontam o fim de uma das profissões mais antiga do mundo apontando dois principais motivos: “a invasão da Internet” e o acúmulo de funções desempenhadas pelo vendedor (além das vendas), o que aos poucos tem trocado suas descrições em seus cartões de visita por: “gerente de contas”, “consultor de negócios”, “executivo de contas”, e por aí vai... Estas funções, ainda que, muitas vezes, apenas nominais e sofisticadas, em minha opinião, sufocam e enterram ainda mais o “simples vendedor”!
Concordo em partes com aqueles que dizem da necessidade ou não de o vendedor estar junto do cliente, pois, isso dependerá muito do perfil do mesmo, ou até do tipo de produto ou serviço que está sendo vendido. Por outro lado, pergunto: Como você compraria um bom carro pela Internet? Ou até mesmo um imóvel?
Apesar de toda a tecnologia 3D e de todo o avanço dos sites de e-commerce, nestes dois casos citados, por exemplo, absolutamente nada, substitui o bom e velho olho no olho, aquele forte aperto de mãos (do tempo do fio do bigode!).

Podemos até comprar pela web, por meio de catálogos ou outros meios de comunicação, mas nada se compara a uma boa e “suada” negociação; o “chamar pelo nome”, sentir a reação do cliente após uma boa argumentação, esboçar um sorriso, estar “cara a cara” com seu desafio, motivar e ser motivado por um belo pedido assinado!

Também não dá mais pra ser simplesmente vendedor. Hoje é necessário sermos profissionais em vendas, e isso significa além de muita garra, persistência, auto-motivação e suor, estar disposto a aprender coisas novas e a aprimorar diariamente o processo de vendas e o mais importante e difícil de tudo - entender de gente!
E como dissemos na reportagem anterior, o vendedor, usando os mesmos argumentos para os mesmos clientes sempre, com certeza continuará obtendo os mesmos resultados medíocres, e este sim, o “tirador de pedidos”, está com os dias contados!

Por que será que os dinossauros, sendo tão grandes, foram extintos? Talvez, como dizem as teorias mais pessimistas, um meteoro gigante tenha caído sobre a cabeça deles e esmagado a todos de uma só vez, mas a melhor explicação talvez esteja no fato de que, quem não se adapta ao mundo (e, em nosso caso, ao mercado de trabalho) não sobrevive, está fadado à extinção.

Enfim, todo o mundo está mudando, e temos que acompanhar essas mudanças, usando a própria tecnologia, em nosso favor, para poder nos ajudar!

Mas de uma coisa eu sei, quero passar dos 100 anos trabalhando com amor, ética, humildade, e auto-motivação na Profissão de Vendas!!!

Deiviton Brugnhólo – Gerente de Vendas